quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
Mentiras de um Lacaio!
02:10
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Ouvi um dia desses na CBN, comentários da pústula do Arnaldo
Jabor, dizendo que o mundo caminha para o totalitarismo. Ele disse que a
democracia está ameaçada, mas não falou nada do golpe no Brasil, organizado
pelo PSDB, DEM e uma banda do PMDB, com seus partidecos de aluguel e os setores
evangélicos fanatizados e enlouquecidos pela grana que recebem dos pobres fiéis
iludidos.
Ai o dito cujo, lacaio da mídia nacional, diz que a culpa é do
líder da Coreia do Norte, Kim Jong-um, da Síria com Bashar Hafez al-Assad, que
ele acusa de sanguinário e de ter jogado aquele país numa guerra, aonde mais de
500 mi já morreram!
Mas como lacaio é lacaio, uma vez lacaio, sempre lacaio, ele tergiversa para não mostrar a verdade. Qual foi a vez que a Coreia do Norte, com seu governo, invadiu ou ocupou outros povos para massacrar, matar e roubar? Aliás, podia até ampliar a pergunta, quando foi que algum governo comunista, em qualquer época histórica agrediu outros povos? Os comunistas apenas se defenderam das agressões capitalistas, essa é a verdade! Ou os norte-coreanos vão esperar com pétalas nas mãos uma tentativa de invasão imperialista, eles tem que mostrar poderio mesmo, se não, vão sofrer novamente o que eles já sofreram com invasão japonesa e estadunidense no passado.
Foram eles os que sofreram com a invasão imperialista japonesa na segunda Grande Guerra Mundial e depois na guerra da Coreia, quando os Estados Unidos e uma frente de países capitalistas, preocupados com o Ascenso comunista na Ásia, jogou mais de 500 mil bombas na sobre as cabeças do povo coreano.
Dividiram um país, não deixaram que eles seguissem o seu rumo, autodeterminação dos povos é letra morta para o império dos Estados Unidos.
E o que dizer do povo Sírio, os Estados Unidos, França e outros mais, armaram o tal de Estado Islâmico e outros grupos, somente porque o presidente Bashar Hafez al-Assad não é um aliado deles. Como mostra imagem, eles não ligam para estes mortes, querem tirar um governo legitimo, para por no seu lugar um que vá entregar as riquezas daquele país, o imperialismo não se importam com as mortes de civis inocentes, eles querem lucrar em cima das riquezas naturais dos países periféricos do mundo.
Mas isso o sacripanta do Arnaldo Jabor não diz, tenta convencer os menos avisados que o mundo está assim, por conta daqueles que não fazem parte do “beija mão” aos líderes estadunidenses!
Quem derrubou Dilma e o Projeto de poder, que deu mais condições ao povo pobre, que ofertou mais universidades federais, que tirou mais de 35 milhões da miséria, foi justamente o imperialismo, eles precisam de governos que pautem uma agenda entreguista e que torne os trabalhadores em escravos. Contam com isso com apoio de vários lambe botas, seja no Congresso Nacional, na Justiça ou no caso agora também na Presidência com o Judas Iscariotes Temer!
Significado de lacaio. O que é lacaio: Capacho, pau mandado, puxa saco, alguém que entregaria a própria família a seus carrascos para satisfazê-lo.
Os descaminhos de uma nação!
01:58
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Os descaminhos de uma
nação!
Iludidos pela mídia, principalmente aquela centrada no eixo Rio-São Paulo, que faziam da Operação Lava a Jato a sua melhor espetacularização na sua seletividade, milhares de pessoas, em muitos momentos de 2015, saíram às ruas pedindo o impeachment da presidente Dilma e como consequências pediam o fim do PT e das esquerdas como um todo, incluindo aí os comunistas do PC do B.
Impressionava o ódio protagonizado nas ruas contra as esquerdas e o governo Dilma, todos acusados de fazerem parte do governo mais corrupto da história deste país, uma grande falácia, nós sabemos, mas era e foi isso que a mídia vendeu por longos 20 meses quase, ou era Fora Dilma, ou o caos!
Outra acusação sem sentido era de que o os governos Lula/Dilma eram governos comunistas, lembram-se das manifestações organizada pelos setores mais elitistas da nossa sociedade, quando eles mandavam em cartazes aquele “vai para Cuba”! Ou aquelas faixas que diziam que a Venezuela era uma pátria vermelha do comunismo, lembram-se disso? Pois é, nem os governos Lula/Dilma foram comunistas, e por uma questão simples, o PT nunca foi um partido comunista, sempre defendeu uma posição mais social-democrática no sentido clássico do termo do que seja a socialdemocracia.
As acusações eram e foram levianas, tudo que era dito pelos personagens flagrados por corrupção, havia logo alguma associação com o governo da Dilma, fazendo-o despencar nas pesquisas, com a popularidade chegada a incríveis menos 10%.
Mas aqueles que acusavam a presidente de tudo, nunca provaram até agora um ato sequer de corrupção da mesma. Tirar uma presidente, até aonde se conhece honesta, porque a economia mundial do capitalismo está em crise, é de lascar! Foi um GOLPE, tiraram a Dilma e o PT, PC do B e outros segmentos políticos do poder, para implementar esta pauta da morte, com a PEC/55, que já foi PEC/241, simplesmente congelar qualquer investimento em educação e saúde por vinte anos.
E a proposta da Reforma da Previdência Social, simplesmente para os golpistas, devemos trabalhar até morrer, um retrocesso político sem tamanho! Pior, estão rasgando a Constituição de 1988, do ponto de vista social é uma das mais avançadas do mundo, está sendo jogada na lata do lixo!
Sem falar na Reforma do Ensino Médio, querem acabar com a escola crítica, para eles, os golpistas, devemos ser todos robotizados com um pensamento único, para que Filosofia e Sociologia nas escolas!
Mas como nada como um dia atrás do outro, vemos agora com as delações da Odebrecht, que aqueles que acusavam Dilma, Lula e o PT de conjunto, de pertencerem uma facção criminosa, agora terão que se explicar para opinião pública quem de fato são os corruptos, quando eles agora são acusados de receberem propinas para facilitar as coisas para a empreiteira mor.
Engraçado, que eu me lembro, alguns quadros políticos importantes do PT foram pegos em atos nada apreciáveis, mas foram julgados e condenados. Outros estão presos de forma arbitrária pelo seletivo Sérgio Moro, mas cadê os ditos arautos do impeachment, que de santos não tem nada, agora caindo as mascaras desta turma toda, quem de fato são os corruptos?
Tem muitos “coxinhas” arrependidos, agora o que tem de Madalenas por aí é uma grandeza, saíram de amarelo a bater panelas, agora estão ruborizados de vergonha, olha o que sobrou para a maioria do povo brasileiro, mas desgraça e infortúnio, foi para isso que vocês foram as ruas?
Fundamental agora era o Fora Temer e a possibilidade de uma grande aliança, de uma Frente Ampla com verdadeiros democratas e patriotas, por Eleições presidências livres, esta são as saídas (quem sabe) para o nosso país!
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
FIDEL E A REVOLUÇÃO!
02:08
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Fidel
foi pura emoção e coração pleno pela causa Revolucionária, seus princípios
foram norteados pelo mais belo e forte humanismo!
Os
reacionários, a imprensa submissa do Brasil, apregoa que ele e seus camaradas
eram uns bárbaros, genocidas, todo tipo de calúnia, tudo uma grande mentira!
Em
Cuba teve um processo revolucionário, as perdas humanas foram de lado a lado e
depois do processo ganho pelo movimento guerrilheiro vitorioso, o povo cubano,
de armas na mão, defende o "paredon" para aqueles que estiveram com
Fulgêncio Batista, o presidente-ditador, deposto pela revolução!
O fato
inquestionável e que a direita mundial, juntamente com todos os reacionários e
membros de um jornalismo tendencioso como os da Folha de São Paulo, Veja, O
Globo e outros, não aceitam e tem muita raiva é o que a revolução produziu um
homens e mulheres novo em Cuba. O povo Cubano pode passar problemas de privação,
principalmente nos dias atuais, fruto da queda da URSS e do campo socialista,
mesmo assim, ainda tem garantias sociais bem acima da média de muitos países do
mundo, incluindo o Brasil!
Nenhuma
criança cubana está nas ruas, não tem analfabetos, um dos melhores sistemas de
saúde do mundo, exportando médicos para vários países do planeta. Bom frisar
que o sistema do "Mais Médicos", foi uma proposta do revolucionário
argentino Ernesto "Che" Guevara, ainda na década de 1960, no início
da construção do socialismo em Cuba!
Esta
medida conseguiu erradicar doenças outrora permanentes naquele país. Mas o que
era este programa, simplesmente formar médicos em profusão e coloca-los com uma
formação social acima da média, para que eles atendessem os mais carentes,
primeiro em Cuba, depois no mundo inteiro.
Aquela
consigna de que o exército de Cuba hoje são médicos para salvar vidas pelo
mundo afora é a mais pura verdade, diferente dos Estados Unidos que exportam
desgraça com seus soldados robotizados, um bando de
assassinos soltos no mundo, pior, com aval das nações e suas cúmplices!
Ernesto Guevara era por sinal médico, quis salvar vidas, conseguiu isso com
Cuba socialista, juntamente com o Comandante em Chefe, Fidel Castro!
Eu
deixo uma pergunta para a reflexão, quando a gente ouve por aí, de forma
provocativa pelas redes de TV brasileiras, que enquanto Fidel esteve no poder, os
Estados Unidos elegeu vários presidentes, é como se Cuba não tivesse nenhuma
democracia e nos Estados Unidos fosse o campeão da liberdade!
Como
frisei acima, dizem que ele foi um ditador sanguinário, responsável por mais de
12 mil mortes, etc. e tal.
Mas
porque diabos estes canais de TV, não dizem que estes presidentes
norte-americanos, campeões da liberdade, foram os responsáveis pela morte de
milhões de pessoas pelo mundo afora, a maioria civis, como crianças, idosos
e mulheres, vitimas de suas invasões, como foi o caso das Guerras do Vietnã, Nicarágua,
El Salvador, Iraque, Afeganistão.
Na guerra do Iraque, para tomar o petróleo daquele país, com a mentira que iriam destruir armamentos químicos e nuclear, demonizaram Saddam Hussein para o mundo, ganharam as consciências de quase todo mundo, mataram mais de 500 mil pessoas, a maioria civis, estes números de dez anos atrás, suponho que seja bem mais trágico, não ouço uma única vez uma fala de pesar na imprensa brasileira se solidarizando com as famílias dos iraquianos, não vejo uma crítica açodada a esta miséria, a este flagelo mundial que são as guerras feitas pelos "campeões da liberdade".
Por isso reafirmo, Fidel foi um dos maiores estadistas e um grande humanista, lutou pela paz mundial, ajudou com seu pequeno país milhões de pessoas, seja nas Américas, seja na África! Ou podemos esquecer que foi o Exército Cubando que impôs derrotas fragorosas ao exército racista da África do Sul? Com essas atitudes internacionalistas, Cuba tornou-se um ponto de referência e resistência mundial. De fato, resistir ao Império do Mal alí do lado não foi e não é para qualquer país, mas Cuba resistiu a um embargo criminoso que já dura mais de 54 anos, VIVA CUBA, VIVA FIDEL!
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
NÃO TEM ACORDO COM FASCISTAS!
03:00
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
As turbas fascistas apareceram
para fazer “zuada” na Câmara Federal, nesta quarta, 16 de novembro de 2016. Um
grupo pequeno, pouco mais de cinquenta pessoas, viúvas da ditadura militar que
governou o nosso país com violência, tortura, assassinatos de lideres
comunistas, progressistas e democratas.
Mas é necessário olharmos para o
ano de 2013 como algo singular na vida deste país, foi neste ano, em meados de
maio para junho, que estourou em nosso país um movimento contra o aumento das
passagens dos ônibus na cidade de São Paulo. Uma feroz repressão do governo
Alckmin, foi como um rastilho de pólvora, em poucos dias, milhares estava nas
ruas, mas não era mais para protestar contra o aumento das passagens, outra
pauta entrou na discussão e nos protestos, a corrupção e podridão na política!
Lembram que até estourar estas
manifestações, o povo brasileiro estava de alguma forma satisfeitos e
esperançosos com o país? Sim, havia um orgulho em ser brasileiro, em 2014
teríamos uma Copa do Mundo, dois anos depois as Olimpíadas no Rio de Janeiro. O
governo Dilma era bem avaliado, a economia sem grandes turbulências, não havia
sequer oposição no Congresso Nacional.
Mas quando estouram aquelas
manifestações, com a radicalidade dos Black Blocs, dos ultras esquerdas, que
achavam que a revolução socialista estava na próxima esquina, (certa letargia
do governo em responder rapidamente aquelas provocações), não surgiu aqui em
nosso país, ela foi muito bem planejada pelos órgãos de espionagem
norte-americanos para desestabilizar um governo progressista, democrático e
popular. Tal qual eles tentaram fazer com Chávez na Venezuela, não conseguiram,
mas ainda conspiram contra o Bolivarianismo venezuelano, querem derrubar
Nicolas Maduro a todo custo!
Então, a partir daquele momento,
grupos de toda ordem começam a aparecer, boa parte deles de direita, sendo
financiados por grupos empresariais daqui e de fora, tendo FIESP à frente, estes
grupos jogam pesados a favor da vitória de Aécio Neves, do PSDB! Em 2014
durante o processo eleitoral, até com a morte acidental de Eduardo Campos do
PSB, quando da sua morte trágica não passava dos 8% das intenções de votos,
usaram sua morte para dizer que foi um atentado contra ele, os “canhões” do
reacionarismo de direita e da mídia hegemônica, miram o governo Dilma e
especificamente o PT, mas todo campo que apoia o governo, será alvo das ações
da direita e do fascismo incipiente. O PC do B, com seus parlamentares
combativos, será também vitima da infâmia e do ódio mais central destas forças
mais conservadoras!
Mas a sorte já estava selada, se
Dilma vencesse, como venceu de fato, não governaria em paz, pior, não
terminaria seu mandato constitucional e legitimo, seja por que meio fosse!
Estava claro, aquele movimento de 2013, que começou com uma luta de poucos
estudantes contra o abuso das passagens de ônibus, foi convertido em luta
ideológica, por grupos financiados por toda ordem de direitistas. Fascistas,
liberais, inocentes úteis e nem tantos inocentes úteis assim, principalmente
ligados à esquerda mais ultra, que não moveu uma palha contra o golpe, chamando
todos de iguais, foram sim artífice, mesmo que inconsciente do golpe deste ano,
fazendo o jogo dos patrões e da direita mais radical.
Esta direita mais radical, como
um ovo sendo chocado, o ovo da serpente, do fascismo, aparece de quando em vez,
mostrando todo seu ódio às classes populares e ao progresso da humanidade, eles
não falam, apenas latem, como cães e cadelas desesperados nas ruas a morder
qualquer um que atravesse seu caminho. Precisamos reagir, para não ser tarde
demais! É preciso mobilizar os democratas, os verdadeiros patriotas, os
progressistas para combater esta horda de marginais.
Por não ligar, fazer pouco caso,
até chamar os nazistas e Hitler de louco, os alemães e a humanidade sofreu com
uma guerra e a perda de 50 milhões de vidas.
Estes grupos Neofascistas e
Nazistas que surgem na sociedade brasileira, com um discurso pela ordem, pela
família e outras posições reacionárias, que apoiam um apologista da tortura
como Bolsonaro, não pode prosperar, com eles não pode haver nenhum dialogo!
domingo, 4 de setembro de 2016
03:06
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
RESISTIR É PRECISO!
Vamos enfrentar um período de ataques às conquistas sociais, as conquistas trabalhistas, combinado com a falta da democracia, com repressões políticas advindas do governo golpista de Temer e seu conluio.
Primeiro que na sua interinidade, antes de ser entronizado no cargo de presidente via um golpe, Michel Temer já anunciara que os gastos públicos teriam que ser congelados por vinte anos, apenas sendo reajustados pelos índices inflacionários, não levaria em conta esta tese de que a população vai crescer como também suas demandas e necessidades.
Imagine programas sociais importantes como Prouni, Fies, Minha Casa, minha vida, Ciências sem Fronteiras, isso sem falar de conjunto com a própria educação, saúde e segurança, tripé de áreas em que a população sempre reclama e sente a ausência do Estado. Embora nestes últimos treze anos, os governos Lula/Dilma, viessem atacando de frente a situação, ainda temos que percorrer um longo caminho para superarmos as desigualdades sociais deste país.
Para implementar um programa no qual não foi escolhido pelo povo nas eleições de 2014, como rasgar a Constituição de 1988, como também a CLT, ainda da época de Getúlio Vargas, este governo Golpista e inconstitucional, vai querer ser um governo de caráter “bonapartista”, embora já nasça cheio de contradições dentro de sua famigerada aliança.
Para Temer e sua súcia que assaltaram o poder, com ajuda da mídia hegemônica, judiciário e empresários, tem necessidade de correr com os planos de ataque a classe trabalhadora de conjunto, reprimindo violentamente suas lutas, olhemos o caso de São Paulo como um laboratório desta repressão, mas só as ruas e a luta do povo podem deter estes ataques contra as conquistas históricas da classe trabalhadora.
A resistência tem que ser organizada, mas não podemos nos arvorar de sermos os únicos nesta luta, devemos ampliar esta resistência pelo restabelecimento da democracia, ampliar como foi em um passado recente, no caso da Anistia ou o movimento como as Diretas Já, denunciando o golpe, quando amplos setores das massas se incorporaram e foram às ruas, com manifestações multitudinárias para derrubar a ditadura de plantão.
A palavra de ordem do plebiscito continua valendo, diante da crise gerada pelo próprio capitalismo a nível internacional. Diante da crise institucional promovida pelos setores mais conservadores no Brasil, o plebiscito é uma saída para a crise. Dilma Rousseff, diante da gravidade da situação, concordou com esta tese, caso o impeachment não fosse aprovado, ela reassumindo o poder, convocaria um plebiscito para saber se o povo gostaria de antecipar as eleições presidenciais. A nossa presidente de fato e de direito, aquela que recebeu os mais de 54 milhões de votos, teve uma postura de estadista diante dos achacadores da democracia!
Mas repito não como uma visão autoproclamatória e dona da verdade, não tenho esta presunção, mas será muito necessária à amplitude destes atos, não podemos falar para nós mesmo, precisamos ser ouvidos por milhões, este chamado é a garantia que vamos ter a democracia de volta, este chamado é para que não nos ameace com perdas de direitos trabalhistas ou sociais, este chamado é para que milhões se movam pelas ruas, para que a repressão política cesse imediatamente, não queremos voltar ao passado, não queremos o arbítrio.
Mas essa luta só será possível, do ponto de das massas, se tiver o caráter amplo, sem amarras ou preconceitos, quem estiver disposto a ir às ruas defender o Fora Temer, que defenda um plebiscito em que esteja posto na mesa a proposta de eleições gerais e que seja contra o fim da CLT, devemos dar as mãos imediatamente, não podemos cobrar dos amplos setores das massas qual foi o seu lado nas manifestações de um período recente de nossa história, não quero saber se foram “coxinhas”, quero saber da nova atitude em vir lutar por direitos e pela democracia.
Professor José Nivaldo Mota, Vice-presidente do SINPRO/AL, Secretário Geral da FITRAE-NE e da Direção Plena da CONTEE.
sexta-feira, 12 de agosto de 2016
Capitalismo, o mesmo de sempre!
06:49
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
- Lendo o artigo do jornalista, escritor e fotógrafo Mauro Donato, publicado no dia 11/08/16 na Tribuna Independente, que versa sobre a questão dos ricos sempre mais ricos e dos pobres sempre pobres, necessário se faz uma reflexão mais aprofundada sobre o tema!
- O título do artigo sugere de imediato a uma leitura mais apurada, “Pobres são os mesmos”, quando adentramos na leitura propriamente dita, ficamos estupefatos, não que temos nenhuma esperança que o capitalismo vá ser humanizado como propõe muitas tendências políticas, inclusive de esquerda, mas pelo fato de que temos uma campanha midiática gigantesca no mundo globalizado como um todo, colocando que há saídas dentro dos marcos do capitalismo, portanto nos cabe aceita-lo como tal, porque, mesmo sendo desigual, ainda a possibilidade de mobilidade social para aqueles que nascem em famílias pobres.
- Essa tese da mobilidade social cai por terra, em pesquisa realizada por dois economistas italianos (Guglielmo Barone e Sauro Moretti, do Banco Central Italiano), sobre um censo realizado em Florença, no ano de 1427, quando do cruzamento dos dados de 2011, na mesma cidade e região da Toscana, veremos que os pobres continuam pobres, os ricos mais ricos ainda.
- A pesquisa feita pelos dois economistas se baseou nos nomes e sobrenomes das famílias daquela região, os mesmos pobres de 1427, são os mesmos de hoje, cadê a tal mobilidade social dentro do capitalismo, tão propagandeado pela mídia, escolas, igrejas e outras instituições.
- Vejamos alguns pontos da pesquisa: “Num arco de seis séculos, mais precisamente após 584 anos, as famílias mais ricas em 1427 eram as mesmas em 2011. E ainda: os sobrenomes dos contribuintes mais pobres também não havia mudado”.
- Incrível isso, mas não foi só pesquisado a cidade de Florença, o capitalismo é global, como tal, merece mais observações a respeito deste sistema que parece invencível diante das mentiras que conta continuamente no mundo.
- Como bem diz o autor do artigo, numa assertiva concreta, “Nas estatísticas, desde então s renda per capita em Florença foi multiplicada por doze, a população cresceu dez vezes mais. Porém os mais ricos continuam sendo os mais ricos e os mais pobres permanecem ralando dia e noite para chegar lá, sem sucesso”.
- De fato, onde está mesmo a tal da mobilidade social, tão apregoada pela propaganda capitalista?
- Mas se verificarmos no mesmo artigo, não foram somente os italianos que passam pelas agruras do sistema capitalista. “Pesquisadores ingleses também já tinham feito outro levantamento no qual ficou demonstrado que famílias da Inglaterra são ricas e poderosas há 28 gerações. Uma prova de que o 1% está no alto do pódio há mais de 800 anos”.
- Se pararmos para pensar no Brasil, quando pesquisamos a revista Forbes, por exemplo, com o seu primeiro ranking sobre as famílias mais ricas em nosso país, veremos que de 1987, quando foi publicado pela primeira vez, brasileiros como Roberto Marinho, Sebastião Camargo e Antônio Ermírio de Moraes, apareciam no topo da pirâmide social no Brasil.
- “vinte e sete anos depois, em 2014, já eram 65 os bilionários brasileiros na lista e lá continuavam os Marinho, os Camargo e os Moraes”. Com um detalhe da pesquisa interessante, “dos 65 brasileiros, 25 eram parentes”.
- Não temos dúvidas, o capitalismo é o fracasso social, não temos saída dentro deste sistema, ou a humanidade avança para o socialismo, ou avançamos para a barbárie. Pesquisadores sérios, já ultrapassaram esta consigna política, para eles, vivemos uma hera de holocaustos da humanidade. Não sem razões de pensarem assim, por que vejamos, se pegarmos por baixo, os quatro conflitos em que os capitalistas promoveram (Iraque, Afeganistão, Líbia e Síria), sob o comando dos Estados Unidos, nos últimos vinte anos, quando milhões de civis inocentes já foram mortos pelos seus bombardeios cada vez menos cirúrgicos, mas também pela fome, caso do Iraque durante o criminoso bloqueio econômico imposto aquele país nos anos 90.
- A pesquisa veio só constatar o que é o capitalismo, o sistema que se baseia no roubo delinquente, que priva o conforto para a maioria da população, que trabalha mais e ganha menos, seja aqui no Brasil, como também no mundo capitalista como um todo.
terça-feira, 19 de julho de 2016
A falência das terceirizações!
02:41
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Deixa-me ver se dar para entender, o Estado, terceiriza os serviços, paga uma fortuna para estas empresas, que depois contratam trabalhadores e trabalhadoras, para fazerem um serviço que é de funcionários efetivos, concursados, etc., etc.
Mas porque o Estado não contrata, não faz os concursos públicos necessários? Claro que a lógica não é essa, agora, nos dias atuais, nesta quadra política, virou uma febre qualquer pessoa ter uma empresinha de fundo de quintal, concorre com outras, para ver se tem condições de terceirizar serviços, um absurdo isso, precarizam todos os serviços essenciais e a população que se dane!
Os sindicatos e centrais como já fazem há muito tempo, tem que continuar com as denúncias com relação às terceirizações, decretar sua falência, exigir de quem governa o imediato rompimento com estas práticas nocivas ao erário e ao serviço que se pratica em (des)favor da população.
Milhares de trabalhadores ocupam de forma irregular os postos de trabalho no Estado, uma vergonha, em todas as instituições, em todos os setores e poderes, vivemos em situação de flagrante desrespeito ao povo, que o Ministério Público Estadual se pronuncie, que entre com ações também para barrar esta farra com o dinheiro do povo.
Na Educação e na Saúde, tão essenciais para o povo, o Estado contrata via terceirizações, para suprir carências em que o próprio Estado é responsável, mas de forma irresponsável não estar nem aí para as suas obrigações Constitucionais. Os escravos que trabalham como monitores da educação, milhares deles, tomam o lugar de concursados que o Estado teima em não chamar para os seus quadros. Na Saúde, milhares trabalham como terceirizados, assumindo os lugares de pessoas capacitadas, e o Estado fecha os olhos, outra vergonha lamentável!
Essa prática de terceirizações começou na era do famigerado governo FHC, como um rastilho de pólvora, se espalhou rapidamente pelos governos estaduais e municipais, pelos tribunais, Senado, Câmara de Deputado, Assembleias Legislativas e Câmara de vereadores de todo o Brasil.
Hoje é tão comum, é senso comum, cada vez mais, aquilo que chamamos como poder estatal vai se esvaindo, o povão iludido, acha que isso é coisa certa, não é, mas a população de conjunto acaba consumindo como verdade a tese que o Estado só tem a melhorar com as terceirizações, o que não é verdade! Imaginem uma polícia particular, por exemplo, que coisa hein? Tudo bem, ela já existe, com as empresas de seguranças que prestam serviços a várias instituições, mas já pensou uma policia militar ou judiciária com um dono capitalista? É surreal, mas pode vir acontecer, se a sanha para tirar toda a capacidade do papel que o Estado cumpre, continuar nas mentes daqueles que nos governam e a população como um todo não começar a reagir!
segunda-feira, 20 de junho de 2016
Golpistas marcharão para reafirmar governo Temer!
05:19
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Está marcado um ato em favor do Golpe para o dia 31 de julho, o que será defendido neste ato não é o fim da corrupção, mas sim a política mais que ultra-liberal do Mordomo de Drácula, o Michel Temer!
O consórcio que tirou Dilma do poder, são os mesmos que vão inflar este ato, passando como se fosse continuidade dos atos que pediram o Fora Dilma. A bem da verdade uma coisa vai estar colocada neste movimento, a continuação do ódio ao que eles consideram progressivo na sociedade. As atitudes conservadoras passam a ter audiências em atos como esses, aliados dos capitalistas, querem o fim de todos os direitos sociais conseguidos com muitas lutas nas últimas décadas.
Ontem num misto de debate e provocações, personalidades loucas da política alagoana, incentivavam este ato, não para combater Michel Temer e seus quadrilheiros, não para se combater a ameaça contra a democracia, pelo contrário, a cegueira política, o messianismo, a loucura total, empurram estas antas para o matadouro do fascismo!
Vejam o que aconteceu na UnB, Universidade de Brasília, com a provocação dos fascistas, com camisas pretas e da corrupta CBF, agredindo os estudantes, chamando-os de gays e comunistas, pregação de ódio continua latente em alguns setores de nossa sociedade, isso tem que ser combatido de forma dura e contundente, não podemos abrir e dar espaços para o nazi-fascismo!
Os que vão para as ruas neste manifestação, é a expressão cristalina dos que se opõem às políticas de inclusão social, eles querem varrer do mapa qualquer possibilidade das classes sociais que sempre estiveram ausentes na repartição do grande bolo, mas que foram incluídos nestes governos Lula/Dilma, de forma mínima ainda, sabemos disso,
mas que mexeu com a realidade social brasileira, é isso que estes setores que vão ás ruas no dia 31 de julho querem cortar, eles querem que os pobres não invadam mais seus aeroportos, que se acabe com o Ciências sem Fronteiras, aonde já se viu, que seus filhos, que estudam nos mega colégios de Maceió, possa frequentar a mesma faculdade com o aluno ou aluna que veio da periferia e ainda por cima de uma escola pública, é este preconceito que motiva muitos irem as ruas contra os governos Lula/Dilma.
Na verdade eles dizem que são contra a corrupção, mas querem ficar no governo Michel Temer, envergonhados programaram este ato, numa grande cruzada, estão juntos pastores de seitas religiosas cristãs que pregam o fim do mundo a cada hora; políticos corruptos; empresários que querem o fim das conquistas sociais e mais ainda, com as conquistas históricas dos trabalhadores, como férias, décimo, carteiras assinadas! Fazem parte desta marcha a fina flor do tucanato alagoano, religiosos da igreja católica e sua ala conservadora, todos pregando contra a corrupção e a maior mentira, vão protestar e dizer que o caos que está aí é por conta do governo Dilma e suas políticas comunizantes.
Esse será o discurso oficial que eles levarão para as ruas, para atrair as massas, principalmente aquelas que vivem e fazem do conservadorismo a sua doutrina do dia a dia. Está na hora de uma grande reviravolta na política brasileira, por isso a tese de um plebiscito seja a mais coerente neste momento, devemos lutar por ela, para consolidarmos a democracia, tão bombardeada por esta turba de golpistas e desordeiros!
sexta-feira, 3 de junho de 2016
PARA ONDE VAI A EDUCAÇÃO EM ALAGOAS?
03:41
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Governo Renan Filho tem que chamar todos os concursados da educação de 2013! Apenas 150 foi outra ação de pirotecnia que não vai resolver o problema!
Este anúncio pomposo do Governo Renan Filho e de seu Secretário de Educação para a nomeação de 150 professores da Reserva Técnica do concurso de 2013, é mais pirotecnia do que uma ação que vise de fato recuperar a educação pública em Alagoas.
Seguramente temos mais de 4 mil monitores, um número assombroso, haja vista que tivemos nos últimos 10 anos dois concursos para professores e nunca contemplados em sua plenitude com as vagas disponíveis!
O primeiro o governador da época, o tucano Teotônio Vilela, embromou o tempo todo, ao invés de chamar nos oito anos de seu governo os professores concursados, preferiu chamar monitores, com um serviço quase escravo, com salários aviltantes e precarizado!
É bom dizer aqui, que essa onda neoliberal, de terceirizar e precarizar serviços, começaram com o governo Fernando Henrique a nível federal, foi imitado pelos governos estaduais, aproveitando neste caso os recursos do FUNDEB, para terceirizar uma área tão vital para o desenvolvimento humano.
Ronaldo Lessa, então no PSB, governou Alagoas entre 1999 a 2006, foi ele que começou com a onda da terceirização, fazendo os primeiros processos de seleção dos monitores, que supostamente cobririam as faltas e licenças dos professores efetivos que estivessem doentes.
Como uma pandemia, “milhares de professores ficaram doentes”, nestes últimos dez anos, eu não acredito em hipótese nenhuma, que tivemos mais de 5 mil casos de doenças que justifiquem ausências de dois anos de salas de aula, essa justificativa dos gestores da Secretaria de Educação, não passa de uma lorota, que boa parte da imprensa aceita, por motivos de subserviência aos governos de plantão. O que acontece de fato é que a categoria dos professores envelheceu, aposentou-se e o Estado, como gestor, não fez o seu dever, que era abrir concursos e preenche-lo com as vagas disponíveis.
O próprio Ronaldo Lessa organizou um concurso em 2005, o seu vice assumiu em 2006, nunca chamou a totalidade que eles mesmos tinham pensado e organizado para o concurso. Quer dizer, lesam os que se inscreveram, porque diziam que teriam milhares de vaga, mas somente centenas são chamadas, as vagas restantes, eles ganham com os monitores!
Pois bem, este governo atual, que prometeu uma revolução na educação, não passou até agora de uma arrumação de uma pequena sala, nem uma reforma conseguiram fazer, pelo contrário, um deputado de sua base, Ricardo Nezinho (PMDB), lançou mão de um projeto fascista para amordaçar os professores em sala de aula. Apesar do governo dizer que entraria com um ADIN, no STF, ainda não saiu do discurso e das boas intenções. Quem atuou de forma decisiva contra esta lei aberrante foram às entidades locais, como o SINPRO/AL, com sua direção bastante combativa. O SINTEP, que subsidiou bastante com denúncias a nível nacional e a CONTEE, que já entrou no Supremo com uma ação de inconstitucionalidade da lei. Estas entidades atuam no setor privado, coube ao combativo SINTEAL, denunciar esta lei juntamente no setor público, cobrando uma ação mais firme do governo do estado com relação a esta lei da mordaça.
Enfim, para a educação alagoana começar a recuperar da tragédia a que foi submetida por governos lenientes e irresponsáveis, como por exemplo, do Téo Vilela, do PSDB, que arruinou o setor, colocando milhares de monitores no lugar dos concursados de 2005, era chamar todos os concursados do último concurso. Dizer que não tem dinheiro é conversa fiada, todo ano sobra dinheiro do FUNDEB, sinal que ele vem sendo mal aplicado e que tem sim condições de chamar a todos os concursados.
Fazer propaganda, dizendo que é um grande feito o chamado de 150 professores do último concurso é querer brincar de educação, aliás, até agora o governo Renan Filho e seu governo, ainda não disse para que veio com relação ao setor da educação. Até a própria Defensoria Pública veio brindar o feito, é querer brincar com o povo, aliás, este povo, eles só precisam em épocas eleitorais! Reafirmo aqui, 150 novos professores não dar nem para a saída, o carro da educação não vai sair do canto, a tal revolução não passa uma fantasia distante, os pobres dos mais pobres, que precisam de uma educação de verdade, não são pautas, não são prioridades para estes que governam apenas com a lógica dos ricos e poderosos!
Nivaldo Mota é Vice-Presidente do SINPRO/AL, Secretário Geral da FITRAENE/NE e membro da direção executiva estadual da CTB (Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil).
quarta-feira, 1 de junho de 2016
Os farsantes, os hipócritas e a necessidade de uma Frente Ampla!
02:59
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Fica claro para todos que os chamados processos do afastamento da Presidente Dilma foi uma farsa. A cada dia um novo vazamento daquilo que ficará marcado como a conspiração de uma quadrilha organizada para assaltar o poder, afastando uma pessoa que não está comprometida com ilícitos, diferentemente deles, que estão até o pescoço atolado em um verdadeiro mar de lama!
O consórcio golpista tem a imprensa como um sustentáculo importante, a Rede Globo como uma bruxa dos contos de fada, encanta a todos passando uma agenda positiva para estabelecer o seu fantoche de plantão, o mordomo de Drácula, o sinistro Temer, como um governo que irá ajeitar o Brasil, que colocará ordem em nosso país, como se não foram eles mesmos que detonaram o país com o Congresso Nacional se opondo a votar projetos que podiam já ter tirado o Brasil da crise, mas eles boicotaram de forma sistemática o governo Dilma, agora diz de forma cínica que o país está assim pela falta de competência da Presidenta, quanta mentira deslavada!
Mas a imprensa golpista não está somente com a Globo, revistas como Veja, Época e IstoÉ, jornais como Estadão e Folha, destila veneno toda semana contra a esquerda e a presidente Dilma, acusando-a de tudo de que há de ruim, consequentemente aquela pessoa que se guia por esses pasquins reacionários, passa a acreditar em primeiro lugar naquilo que está lendo, uma pena! E a rádio Jovem Pan e com seus colunistas raivosos, babam para falar mal do partido da presidente, de Lula, Dilma, criticam de forma odiosa, utilizam um microfone para destilar ódio, rancor e desespero!
Mesmo assim, com todo aparato midiático, este governo Temer nasce fraco, com deserções forçadas por atos de corrupção, aquilo não é um ministério, aquilo é uma formação de quadrilha, não a junina, que fique claro!
A grande massa que foram as ruas pedindo o fim da corrupção, que pediu o “Fora Dilma”, que acreditou que o MBL, Revoltados On-line, e outros movimentos afins, eram puros e imaculados, que o dinheiro que eles tinham para organizar mega atos, com shows, parecendo uma micareta fora de época, devem olhar para o governo Temer e se sentir um verdadeiro idiota, foi para isso que eu fui para as ruas, deve se perguntar em frente ao espelho ou se depara dentro do escritório, nas ruas, escolas, com aquele amigo que em que ele discutiu e dizia que tinha a verdade, quando afirmava que o PT e seus apoiadores deviam ser varridos do mapa, e agora?
Bom, claro que ainda tem os resistentes, aqueles que por vergonha, ou mesmo por uma questão de classe social, ranço e ódio, se coloca a favor da quadrilha que se instalou no poder, sem voto, pior, colocando um programa que não votado em 2014. Evidente que Dilma e seu círculo de poder mais próximo erraram em 2015, quando colocou um modelo econômico que não tinha sido debatido e proposto por ela, culminando com a nomeação do ultra neoliberal Joaquim Levy para dirigir a economia. Este rechaço foi feito pelas entidades sindicais, tendo a CTB à frente e até por partidos de sua base, como o PC do B, que não cansou de avisar a presidenta que tinha que mudar de rota na economia para valorizar o trabalho, não o rentismo!
Mas enfim, vivemos agora sob um governo impostor, fraudulento, corrupto até a medula, e apesar de que cinicamente a imprensa golpista, tendo a Rede Globo como principal artífice, o movimento de resistência cresce, de forma muitas vezes espontânea, mostrando que a indignação vem ganhando corpo na sociedade. É preciso ampliar, não podemos ficar numa redoma, olhando para o próprio umbigo, ou amplia este movimento, inclusive para setores que estiveram nas ruas pedindo o fim do governo Dilma, ou estamos fadados a aguentar este governo farsante até 2018.
Pior que isso, com uma Câmara dos Deputados dominada por uma maioria de desqualificados, corruptos e vigaristas, estamos à mercê de uma pauta que pode acabar com todas as garantias trabalhistas no país, com a entrega do Pré-Sal (a real intenção do golpe), aos grupos petrolíferos privados, acabando com a nossa soberania! É preciso continuar com os atos de ruas, protestar é preciso, mas do que isso ampliar é preciso, é necessário criarmos um movimento tal qual foi pela luta a favor da Anistia ou das Diretas Já, amplos setores de massas, denunciando os ataques à democracia e os direitos sociais e trabalhistas!
sexta-feira, 13 de maio de 2016
Nenhuma trégua aos golpistas!
14:05
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Depois do golpe o cinismo, muitos ainda soltam fogos pela saída de Dilma, e como eles dizem, “e leva o PT junto”! O novo ministério do ilegítimo governo Temer mostra a cara do cinismo de forma total, sem máscara, apresenta seu Ministério, como uma grande renovação de quadros, como se eles fossem uma grande novidade da política, mas não meus senhores e minhas senhoras, aquilo é o ministério do saque, aquilo ali é uma juntada do que a mais podre na política brasileira, nada de novo, pelo contrário, o que veremos nestes 180 dias vai ser um governo que não governará, a não ser para eles mesmos! A Rede Globo, rede de TV golpista, apresentará todos os dias um país sorridente, empolgado com as mudanças, pura encenação de artistas casuais, encontrados nas ruas para despistar o golpe perverso que foi dado no povo brasileiro. Seus apresentadores disfarçarão em cenas novelescas, nos telejornais diários, que serão sem dúvida, como foi para dar o golpe, a trincheira política deles.
Das reservas cambiais que o governo Dilma deixou, falam por aí, algo em torno de 312 milhões, tenho a ligeira a impressão, que não vai sobrar um tostão sequer, a rapinagem será a prática deste (des)governo.
Os que foram as ruas protestar contra o PT, contra Dilma e Lula, uma parte significativa tem um ódio visceral contra este partido e contra a esquerda de conjunto, tem ódio de classe mesmo! Estes que vimos na Paulista ou aqui na Ponta Verde, dessa elite visceralmente contrária aos petistas e comunistas, eram de brancos e de classe média alta e rica!
Mas diante do fato consumado, apesar de todas as lutas desenvolvidas, não podemos nos dar por vencidos, vamos organizar a resistência, mais, mas do que isso vai criar as condições de massas, amplas, multitudinárias, reverter este jogo, porque ele apenas começou a ser jogado, e neste campo, as ruas, as lutas, têm história e vida como exemplos.
A posição de qualquer pessoa seja ela ligada aos movimentos sociais ou não, a partidos de esquerdas e comunistas ou não, tem que ser da denúncia constante do golpe e de mobilizações. É preciso a formação de uma Frente Ampla, que preconize a democracia, pelos direitos sociais e trabalhistas conquistados nos últimos tempos, que agregue os vários setores da sociedade contra a farsa, a mentira e ao ódio. Não temos outra possibilidade, a este governo impostor, nenhuma trégua, a luta camaradas de combate!
domingo, 8 de maio de 2016
Capitalismo é roubo e alienação!
02:45
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Em mundo capitalista conturbado, próprio
deste sistema, sua essência é o lucro, trocando em miúdos, o capitalista rouba
toda riqueza daqueles que produzem!
É difícil de entender? Creio que não, porque
falta dinheiro nas mãos daqueles que produzem toda riqueza e a grande maioria
não percebe que é assaltado pelos capitalistas aqui e alhures?
Vivemos em um mundo completamente injusto, quem
produz toda estas injustiças são os capitalistas? Como a fome, migrações, criminalidade em
alta, desempregos em massa, racismos e xenofobias em crescentes demonstrações.
Mas o que esperar de um sistema econômico em que
um por cento da população mundial é dona de mais de cinquenta por cento de toda
riqueza do mundo. Esperar o que disso ai, ou caminhamos para o socialismo ou
teremos um verdadeiro holocausto mundial, não tem saída para a humanidade
dentro do capitalismo!
Engendram todo tipo de alienação para camuflar o roubo
e a exploração continua da classe trabalhadora, da classe operária, esta sim,
que produz tudo, mas infelizmente ainda não despertou para ser a verdadeira
detentora de toda riqueza na terra.
A alienação é interessante, atacam de forma cabal
muitos setores, influenciados por uma verdadeira “rede” formada pela religião,
mídia, governos e justiça da burguesia.
Na cultura nem se fala, por exemplo, aqui no
Brasil, não em todo país, que fique claro e nem em todos os lugares, mas
trocamos um Chico Buarque, Milton Nascimento e Caetano Veloso, ficar nestes
três apenas, por “sertanejos” de araque, por bandas de “forró” que não tem nada
do verdadeiro gênero musical nordestino.
Exploram em novelas globais, jornais, revistas e
rádios, massificam o lixo, massificam a desinformação, mentem descaradamente
todos os dias, vomita na sua sala a escória, que por sua vez não se fazem de
rogado e alimentam a ideia que este mundo é bom, democrático e que nada pode
alterar as coisas!
O que prevalece nas relações das pessoas é essa
compreensão de baixo nível, decadente da pequena burguesia, que alimentam
sonhos irrealizáveis de ficar um dia ricos e poderosos, é um monte de imbecis
que vagam pelos shoppings da vida, dizendo-se primos ou parentes de gente rica,
reproduzindo toda forma de dominação, reproduzindo toda esta moral cristã
ocidental ridicularizada, a dois mil anos que repetem a mesma ladainha!
Vou repetir, ou o mundo caminha para o socialismo
ou teremos uma verdadeira hecatombe mundial, o capitalismo chegou ao seu ponto
máximo de exploração, não tem mais saída para este sistema, ou é socialismo, ou
é barbárie!
Nós comunistas, continuaremos a labutar e
conscientizar a classe laboriosa, mesmo contra tudo e contra todos, apesar de
tudo, venceremos!
sexta-feira, 29 de abril de 2016
Barrar o golpismo e o fascismo! A necessidade de uma Frente Ampla, Democrática e Patriótica!
05:45
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Nunca se viu no Brasil, numa
rapidez estonteante, o acolhimento por parte de uma parcela da população por
teses nazifascistas, representada pelo único deputado fascista deste país, pelo
menos aquele que de forma explicita vem defendendo estas posições xenófobas,
homofóbicas, que defende a tortura e o golpe de 64 que é o deputado Bolsonaro.
Devemos olhar com a atenção e não
com desdém a estes acontecimentos que vem aos poucos tomando conta, repito, de
uma parcela da população. Desde a prática dos grupos de extermínios, aplausos
quando populações negras e pobres são fuziladas pelo aparelho estatal, a
sociedade vai tomando rumos perigosos em suas posições, na Itália e na
Alemanha, começaram mais ou menos assim, aproveitando o vazio político e as
divisões do pensamento mais avançado e progressista!
Aqui em Alagoas deputados
derrubam veto do governador progressista Renan Filho no que diz respeito à Lei
da “Escola Livre”, na verdade uma Lei da Mordaça, proposta do movimento fascista
pós-moderno chamado de MBL (Movimento Brasil Livre). Este movimento agrega toda
sorte de conservadores, membros da Igreja Católica, sua ala mais conservadora
está por trás deste movimento, como estiveram em 1964 com a tal “Patrulha
Nacional Cristã”, de combate ao comunismo e suas ideias, que eles dizem vem
tomando corpo da sociedade através de professores doutrinadores do marxismo.
Engraçado que na tese dos
fascistas, eles não doutrinam isso é coisa especifica dos marxistas, ateus e
afins. As escolas confessionais, as escolas ligadas às igrejas, sejam elas do
catolicismo ou as chamadas evangélicas, não doutrinam, jogam com isso para a
opinião pública, sempre com o pior dos cenários, apocalípticos cenários, aonde
o comunismo é uma praga que precisa ser varrida do mapa.
Isso não é paranoia, o
crescimento destas ideias fascistas e conservadoras, como rastilho de pólvora,
vem contaminando de forma perigosa mentes e corações, principalmente de jovens,
principalmente em escolas de classe média, é um fenômeno negativo, aonde aquele
deputado fascista, aparece como um mito que salvará a todos da infâmia vermelha.
Não é a toa que a palavra de
ordem mais cantada pelos golpistas em praças e ruas tem sido aquela que
enaltece o verde e amarelo de nossa bandeira e urram que “a nossa bandeira
jamais será vermelha”! Jovens que parecem velhos, ao defender torturadores,
inocentemente ou não, ajudam a divulgar que aqueles que torturaram são
guardiões da pátria, foi um mal necessário, um verdadeiro absurdo, uma inversão
de valores sem tamanho!
Um dia desses, dois jovens, com
boa formação escolar, estavam a defender o torturador Brilhante Ustra, mas não
era bazófia, era uma defesa de que não se tinha provas contra aquilo que se
acusava o verme torturador. Os jovens de classe média, ou nunca leram, tenho
certeza que não, “Brasil Nunca Mais”, ou outro qualquer livro a respeito ou tenha assistido
qualquer documentário ou filme mais sério a respeito daquele período ditatorial. Como
cegos, defendem proposições fascistas, mesmo sem serem fascistas no sentido
mais ideológico, mais são engolidos por uma onda conservadora de graves proporções que começa inundar as mentes e corações dessa geração. Nunca se viu tanto ódio de classes como agora, sempre vindo dos setores mais ricos e escolarizados da sociedade brasileira.
A luta tem que ser constante, no
campo das ideias então, assume uma posição destacada neste momento, ou vencemos
e mostramos de forma clara que o atraso e o conservadorismo não podem
prosperar, ou teremos dias bem piores, com as forças retrogradas ditando as
cartas, principalmente via a um judiciário golpista e ditatorial!
Para os comunistas, democratas e
verdadeiros patriotas, hora é agora, reagiremos e não vamos dar espaços para
estes setores conservadores, sejam eles fascistas ou não, vamos mostrar sua verdadeira face, que é do horror, do atraso e do ódio! Como bem falou a Presidente do PC do B, Luciana Santos, “somos
madeira que cupim não rói”, a luta é por conformar uma grande Frente Ampla,
Democrática e Patriótica com todos aqueles que queiram lutar contra o golpe e a favor da democracia para barrarmos o conservadorismo e o fascismo!
Justiça não tão cega!
03:26
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Alguma vez na
vida você já viu ou ouviu a Justiça ser favorável ao trabalhador? Digamos assim,
uma categoria, entra em greve, depois de exauridos qualquer possibilidade de um
acordo anterior, entre a patronal e a classe trabalhadora, estes últimos
decidem pelo extremo, parar suas atividades para fazer pressão, seja para o
patrão do setor privado, seja para o governo!
Sentam, conversa,
a greve é imediatamente levada para a Justiça, aonde um juiz de primeira
instância dará um veredicto, sempre, quase cem por cento de chances de esta
greve ser considerada ilegal, abrindo assim as portas para a desmobilização da
mesma! Claro, tendo uma categoria coesa, com experiência de luta, e tendo consciência
de classe, uma determinada categoria tem tudo para resistir e garantir um acordo
que possa beneficiar a sua melhora de condições de vida e trabalho.
Aqui em Alagoas
é uma constante isso, a bola da vez agora são os bravos policiais civis, que
tem um sindicato de luta há vários anos, rompendo barreiras e estigmatizações,
fez avançar a luta em um dos setores, digamos, conservador de nosso estado.
Pois bem,
bastou à deflagração da greve, foi considerada ilegal, e agora, a Justiça
determina a desocupação imediata dos grevistas da frente do portão de entrada
do cais do porto em Maceió, forma de luta encontrada pela categoria para chamar
a atenção da sociedade e forçar uma negociação justa com o Governo do Estado.
O que vemos é a
rapidez da justiça nesses casos, mas esta própria Justiça, não tem a mesma
rapidez quando o assunto é a convocação dos concursados da educação de 2013,
que esperam por suas vagas legitimas, que hoje são ocupadas por monitores, que
em última instância são escravizados modernos, trabalham sem direito nenhum, e
a Justiça, com deusa Themis, que parece que levanta a venda que cobre os seus
olhos, e usa o poder da espada sempre a favor dos poderosos!
quinta-feira, 21 de abril de 2016
Comunismo rotulado!
18:21
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Assim, as conversas não param, todos comentam o possível impedimento do governo Dilma, para mim, configurando um golpe daqueles que foram derrotados em 2014.
Interessante que na maioria destas conversas, em primeiro lugar, falam que este governo roubou demais, portanto tem que sair. Mais que isso, este governo é comunista, portanto esta desgraça toda só pode ser por conta do comunismo, dá para aceitar uma coisa dessas?
Creio que os setores conservadores de nossa sociedade, aturaram o Lula, o PT, o primeiro governo Dilma, mas no fundo, com a nossa tradição golpista em Latino-América, era demais um novo governo popular e democrático, era necessário, para a nossa elite golpeá-lo, e isto está sendo processado, como coisa democrática, que não é, mas a mídia está ai para (des)educar a população como um todo!
O que a Rede Globo vem fazendo não existe, em nenhum país do mundo, mesmo os de capitalismo mais acentuado, esta Rede de TV existiria, pelo menos assim, como existe por aqui. Mas não é somente a Rede Globo, é a Veja, Estadão, Folha, rádio Jovem Pan de São Paulo, etc. Quanta desinformação é passada para a massa, inclusive essa, de que vivemos no comunismo ou quase isso!
Primeiro, devemos entender de forma clara, que o PT, juntamente com seus aliados de primeira hora, como o PC do B, por exemplo, venceu uma eleição nos marcos da democracia burguesa, que não houve nenhuma ruptura com a ordem existente, quer dizer o regime político continuou sendo o próprio capitalismo! O problema que nossa elite é tão conservadora, juntamente com a classe média religiosa, que bastaram alguns investimentos para as áreas sociais, promovendo uma mudança na vida de milhões de pessoas, para que movimentos fascistas, financiados por empresários poderosos daqui e de fora, para espalhar que vivemos no comunismo.
Nunca ouvi tanta gente falar em comunismo, sem entende-lo de fato, apenas repetindo aquilo que eles, os setores conservadores, juntamente com os setores da igreja, com suas variadas matizes, pastores e padres, em suas pregações dominicais, espelham o medo e a desinformação. É emblemático quando eles, os fascistas e parte de nossa classe média alta se apropriam da bandeira do Brasil, logo quem se apropria de um símbolo tão importante. Eles nunca foram patriotas, os seus investimentos são lá fora, não investem em nosso país, como se apropriaram da bandeira nacional, logicamente para se contrapor a bandeira vermelha dos dois polos partidários de esquerda que governam o país, PT e PC do B.
Em certa medida eles conseguem o êxito desejado, a gente chega no caixa de supermercado e um pouco de conversa com a operadora ali, fala-se de crise, e ela chaga e diz, sem saber que eu defendo o governo, "também, com uma comunista dessa no poder"! Incrível né não, agora Dilma é comunista e o PT é comunista, claro que não são, mas a direita tomou a dianteira para dizer ao povo que somos comunistas, isso colocado como algo ruim e nefasto! Como eu gostaria que o não só o Brasil, mas o mundo todo fosse comunista, mas não é bem assim.
Chego na escola, os alunos do 9º ano do ensino fundamental, alguns alunos me questionam sobre o comunismo, o que eles ouvem em casa, nas igrejas, o que leem, o que ver na internet, face, e outras redes sociais, é que o comunismo é ditadura! Explico, convenço alguns, que mudam de opinião, mas outros ficam reticentes, mais eu sei que logo depois eles ouvindo outras pregações, colocará por terra tudo aquilo que pacientemente tentei explicar.
De fato, talvez a coisa não tenha mudado, lembro-me bem, ainda nos anos 1980, com um broche com a foice e martelo no peito, uma pessoa me olha, um conhecido e diz, você é um nazista da p..., talvez essa experiência foi a primeira que eu tive na vida para explicar que o comunismo é o oposto do nazismo. Hoje continuo explicando, não, não estamos no comunismo, sequer chegamos no socialismo, ainda não expropriamos os meios de produção da burguesia, isso se dará, quando os operários das cidades e do campo, se conscientizarem da necessidade desta tarefa gloriosa, quando compreenderem eles são os que produzem toda a riqueza, portanto eles compreendendo isso, sabem que transformam tudo, quando se aceitar enquanto classe social, quando verem que os ricos e poderosos não são os seus amigos e nem a classe social que fará as mudanças radicais, quando perceberem que esta classe social ela é dono do dinheiro do mundo, das igrejas, dos meios de comunicação, que ela escraviza o seu trabalho, quando socializarmos toda a riqueza, aí sim, estamos a fazer a mudança para o comunismo.
Creio que uma mudança como essa não tem um "farol", não tem um modelo, claro que a experiência russa de 1917 é a que chamamos de Revolução Clássica, com Lênin e o partido Bolchevique, mas qualquer transformação social em um país como o nosso, tem que ser com a nossa realidade, com o nosso povo, com suas especificidades, não importaremos modelos, cada povo saberá o momento para realiza-la, isso é ciência, isso é marxismo!
terça-feira, 19 de abril de 2016
Conselhos Populares, o que faltou!
16:50
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
E o Processo do impeachment
passou na Câmara Federal, as hordas golpistas conseguiram impor uma derrota ao
governo popular e democrático de Dilma Rousseff.
Juntamente com a mídia
golpista, conseguiram via indireta, dar um golpe na democracia, já que as tais
pedaladas fiscais do governo, mesmo que supomos equivocadas, não seriam motivos
para afastar a Presidenta do poder. Fato que agora, assistiremos no Senado todo
o desenrolar dos fatos, mesmo que o Senador Renan Calheiros, presidente daquela
casa, sempre se mostrara contrário ao impeachment, declarando até que o que se
processava na Câmara era outra coisa, quer dizer, golpe mesmo!
Mas esperar o que de Eduardo
Cunha, um gangster, um amoral, uma figura envolvida até o talo em corrupção,
com contas na Suíça na casa dos 52 milhões de dólares. Esperar o que de uma
Câmara, com seus deputados evangélicos, homofóbicos, racistas, nazistas e
torturadores? Só encontraríamos ali traição ao povo e apenas interesses
individuais! Mas a Câmara não são somente estes, que traíram a pátria por
alguns milhões de reais em suas contas ou bolsos, lá temos deputados e
deputadas de luta, combativas e principalmente a bancada comunista. O PC do B,
em seus 94 anos, quando pôde assumir cargos legislativos a nível nacional,
sempre foram os mais combatentes em favor da democracia e do povo. É só
olharmos os fatos da Constituinte de 46 e 88. Os comunistas foram os mais
atuantes, aqui mesmo das Alagoas, tivemos o Constituinte nota dez, que foi o
Deputado Federal Eduardo Bomfim.
Mas porque perdemos, parodiando
Juca Kfouri, jornalista esportivo dos mais competentes, disse ele e eu concordo
“me orgulho das minhas derrotas”, emblemática, mais precisa!
Creio que faltou aos governos
Lula e Dilma, uma maior demarcação de um campo político em nosso país. Não estou
negando as alianças mais largas, pelo contrário, elas foram fundamentais para as
grandes vitórias, mesmo que muitos partidos não fossem de esquerda, pelo
contrário, eram de direita, mas não interferiam no mais importante, que foram
as conquistas sociais dos pobres dos mais pobres deste país.
Era necessária a constituição de
Conselhos Populares, aproximar mais os dirigentes partidários e governamentais
das populações mais carentes, que começavam a mudar de situação, saindo da
pobreza estrema para moradias mais digna, para ter alimentação três vezes ao
dia, universidades para todos, financiamentos, bolsa famílias, ciências sem
fronteiras, acesso à luz no campo, UPA em vários municípios, SAMU, enfim um sem
número de avanços sociais que não foram capitalizados pelo governo na hora mais
decisiva de sua história.
Incrível, somos governos e nestes
últimos anos parecíamos que não éramos governo, a mídia toda controlada pelos
de sempre, pelos ricaços, com seus interesses e nós não tivemos a capacidade de
criar uma TV pública que rivalizasse que fizesse frente a este setor nefasto,
que sempre foi um quarto poder aqui e alhures.
Nós não fizemos uma revolução no
sentido clássico, ganhamos as eleições nos marcos da democracia burguesa, e
dentro do próprio capitalismo resolvemos fazer algumas distribuições de rendas
em nosso país. Foi o bastante para que a tradicional família brasileira, que
nunca deixou o século XIX, a tal da Casa Grande, começasse a se mexer para
derrubar este governo, que mesmo com todas as limitações de sua direção hegemônica,
criou condições de melhorias de vida para milhões de brasileiros, que sempre
estiveram ausentes da pauta nacional!
Apesar dos sindicatos, das
centrais, de toda militância aguerrida, atuando de forma firme, mas faltou
aquele elo, aquela ligação, que se tivesse sido construída pela base,
militante, seria muito difícil inclusive os graves desvios morais de alguns
dirigentes históricos de esquerda, que foram pegos se lambuzando nas tetas do
Estado, com relações promiscua com determinados setores da maquina estatal
apodrecida há séculos em nosso país!
terça-feira, 5 de abril de 2016
Golpistas são traidores da pátria!
02:29
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
A questão é que muitos consomem o que a mídia hegemônica quer, tipo Globo e Veja, se pararmos para pensar é que até 2013 não havia sequer oposição no Brasil.
Com aqueles movimentos contra o aumento das passagens de ônibus, que ultrapassaram a questão do aumento em si, movimentos financiados pelo imperialismo, como este MBL e outros, colocaram uma pauta que misturava tudo e o questionamento ao governo e a Copa do Mundo entraram na pauta no inconsciente popular.
Tanto que de repente a mídia passou a atacar o governo, já pensando na eleição de 2014. Quando aconteceu a trágica morte de Eduardo Campos, na época com menos de 10% das intenções de votos, a mídia hegemônica fazia ilações que que a morte dele era benéfica a candidatura de Dilma, fazendo ilações inclusive de que aquilo podia ter sido um atentado político.
Diante da comoção nacional, Aécio e Marina, que estavam lá trás nas pesquisas, aparecem de forma oportunistas como herdeiros de Eduardo Campos, levando a eleição a uma polarização incrível. Outra coisa, aqueles movimentos de 2013, que era por conta dos aumentos das passagens, não existe mais, a direção agora é destes movimentos financiados por ONGs estrangeiras e empresariado local, a pauta mudou, a corrupção entra em ação e o governo e os custos da Copa do Mundo entram na pauta pré golpista.
Passado a Copa do Mundo, vieram as eleições, com a polarização e Dilma vence Aécio, bom a partir daí, a direita no Brasil decide que ela não governa mais, se possível vão querer derrubá-la antes de terminar o mandato legitimamente conquistado. Se Dilma vinha fazendo um governo muito bom até 2014, de repente não presta mais? Claro, ela não pôde governar até agora neste segundo mandato, com uma pauta bomba todos os dias, impossível fazer um governo andar, sem falar que a crise do capitalismo é sistêmica, mais ainda, ela é global, a crise não é exclusividade do Brasil.
Mais os antipatriotas querem o pior do Brasil agora, para derrubar este governo e aplicar um receituário que os trabalhadores na Europa vem negando, vide a Grécia. Aqueles que querem o fim deste governo deviam se preocupar com os cortes econômicos de um governo Temer, Cunha, Tucanos e Rede Globo e afins, que seria o fim da CLT, férias, carteira assinada. Tirar Dilma é Golpe sim, não existe nada contra a Presidenta!
Impedir este golpe é hoje obrigação de todos os democratas, não podemos deixar um sem moral, desqualificados como o Eduardo Cunha e Temer, verdeiros estrumes da política nacional, perpetrar um golpe com ajuda da FIESP, da famigerada Rede Globo e da revista Veja, esta o maior instrumento da consolidação do fascismo em nosso país!
Viva a democracia em nosso país, "não vai ter golpe"!
domingo, 13 de março de 2016
Passeata dos hipócritas!
04:38
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Vou começar este artigo com uma opinião danada de boa do desembargador aposentado Antônio Sacupaia. Em artigo recentemente publicado na Tribuna Independente, o magistrado chamou de “indecência descarada” o beneficio que vem sendo pago desde 2014, o tal do Auxílio Moradia para juízes, procuradores, membros do Ministério Público e Tribunal de Contas. Continuando, o desembargador aposentado afirmou, “mesmo sendo lei especifica, magistrados donos de casa própria vem recebendo auxílios o que não deixa de constituir uma indecência, que o TJ/AL quer agora acobertar legalmente para evitar futuros problemas”.
De fato, se analisarmos a “onda moralista” que campeia o país, isso devia der apurado, mas não vai ser, até porque parte daqueles a quem cabe denunciar e apuara qualquer irregularidade, são beneficiários desta verdadeira farra com o dinheiro público.
Hoje, 13 de março de 2016, teremos mais uma passeata na maioria das capitais do país, protestam os que sempre foram beneficiados neste país, duvido que levem alguma faixa para protestar contra o “Auxílio Moradia” dos juízes e afins, mas com certeza levarão para as ruas faixas e cartazes condenando o Bolsa Família, o que para eles, os que vão protestar hoje, é uma vergonha ter que sustentar vagabundos com o dinheiro dos seus impostos.
“Outro fato relevante, esta semana, em seu twitter, o serviçal do golpe, Ricardo Noblat, tão bafejados aqui em Alagoas por colunistas político, de uma forma até surreal, afirmou com todas as letras, “que a oposição tem que derrubar logo Dilma antes que sejam atingidos pela Lava a Jato ou outras operações”. Mas verdadeiro impossível, pena que muitas pessoas que marcharão com esses líderes delinquentes, não percebam que estão caindo numa arapuca perigosíssima.
Setores da classe média, aquela classe social que pensa que é rica, mas nunca será rica, por que os ricos jamais deixarão, flertam com o fascismo, como sempre fizeram na história. Historicamente é uma classe pendular, hora vai à esquerda, hora mais horas vão a direita, geralmente aí acaba em tragédia, como foi na Alemanha de Hitler e a Itália de Mussolini. Isso sem falarmos de nós brasileiros mesmo, quem não se lembra de 1964, pelo menos o que tinham idade na época e aqueles claro que estudaram História, lembram e sabem do que foi o golpe militar e o que aconteceu com milhares de brasileiros patriotas, milhares de prisões arbitrárias, torturas, mortes e tantos outros desaparecidos para sempre, como o comunista alagoano Jaime Miranda. Mas não chamem o Conserino para discutir isso, no mínimo o nobre procurador pode achar que o Salvador Allende era brasileiro e não sofreu também golpe nenhum. Em tempo, Salvador Allende foi presidente do Chile, eleito democraticamente e deposto por militares a mando dos EUA, porque queria melhorar a vida do povo chileno.
Algo em comum nestes tempos de crise, qualquer governo na América Latina que pensou em melhorar a vida dos pobres dos mais pobres, tiveram seus governos interrompidos pela mesma cantilena, denúncias de corrupção, perigo comunista, essas coisas que achávamos não colaria mais. Hoje na passeata dos hipócritas, um pequeno círculo de setores agroindustriais, funcionários públicos de altos salários, que nunca gostaram mesmo do PT e de Lula, outros milhares de idiotizados pela mídia, caminharão pela rica Ponta Verde pedindo a saída de Dilma e o fim de um projeto de poder que retirou milhões da miséria, garantiu acesso à universidade aos mais carentes, eletricidade, água, moradia, mais é a vida e a política e sua interminável luta de classes. Abaixo o golpismo, a democracia triunfará!
sábado, 5 de março de 2016
No país da mídia golpista!
15:02
| Postado por
Professor Nivaldo Mota
|
Nunca tivemos imprensa livre em nosso país, nunca em nossa história a imprensa foi de fato imparcial. Estava lembrando disso quando descia hoje para o SINPRO, não quero aqui repassar toda a nossa história política, mas sim alguns fatos que acho interessante para debatermos aqui nas redes sociais.
Getúlio Vargas e sua porção nacionalista burguesa, em seu mandato constitucional de 1950 a 1954, foi acusado de corrupto, inepto para o cargo. Carlos Lacerda, principal oponente de Getúlio, era dono do jornal Tribuna da Imprensa, a partir dali, comandava a execração pública do “pai dos pobres”. A história terminou com o suicídio de Getúlio, mas não só Carlos Lacerda e seu jornal fazia oposição a Getúlio, pregando um golpe para tira-lo do poder, outros meios de comunicação faziam oposição serrada, como o Globo, por exemplo!
João Goulart, o Jango, entre 1961 a 1964 também foi vítima da imprensa golpista. Principal herdeiro político de Getúlio, foi golpeado do poder por um comando civil/militar, depois de um intenso bombardeio midiático.
Em 1989, depois de 25 anos sem poder votar para presidente, Lula e Collor disputam quase que empatados a presidência. Tivemos uma eleição polarizada, mas o Jorna Nacional, colocava sempre os melhores momentos de Collor e os piores de Lula. Lembro até, que no dia da eleição, eles colocaram um seriado para passar pela manhã, chamado “Profissão Perigo”, em que o “mocinho” era perseguido por "terríveis" vietnamitas, com suas estrelinhas vermelhas no peito e no boné. Manipularam o debate entre Lula e Collor, evidente que pró Collor de Mello!
A nossa imprensa, tendenciosa, abriu espaços para o sequestro do empresário Abílio Diniz, quando a soltura do empresário e prisão dos sequestradores, vestiram camisas da campanha de Lula fazendo ilações a respeito do candidato. Mas do mesmo jeito que apoiou Collor de Mello, rifou o seu governo dois anos depois, quem não se lembra da novela “Que Rei sou eu” e o seriado “Anos Rebeldes? Hoje passa uma novela “A regra do jogo”, que o líder de uma facção criminosa é uma personagem que tem ideias socialistas, mas claro impossível a quem ela quer atingir no inconsciente coletivo da população.
A Rede Globo, rádio Jovem Pan de São Paulo, rádio CBN, BandNews FM, só para citar algumas, são retransmitidas nacionalmente, pregam todos os dias o golpe, o ódio, o fim do PT e dos partidos de esquerda por tabela, rasgam a Constituição Brasileira, insuflam as pessoas irem as ruas, tudo aberto, com a desculpa que estamos numa democracia!
A bem da verdade, faltou um projeto ousado a partir de 2003, que vislumbrasse a possibilidade de uma TV pública que competisse em pé de igualdade com as poderosas redes privadas, como a Globo e Band. Era necessário um sistema de rádios interligados, que passasse a partir da rádio Nacional, uma postura mais altiva, que refletisse as ações de governo, reverberasse as conquistas sociais a partir de então. A internet por si só não é possível conquistar mentes e corações, a multiplicidade de grupos e sites acabam confundindo as pessoas, nem todo mundo ler, mas a TV e rádio ainda são campeões de audiência por esse país afora.
Nas publicações impressas, todas as semanas, vivemos uma enxurrada de mentiras, denúncias vazias, que acabam refletindo dentro de um Congresso Nacional conservador. A revista Veja é a principal, que prega o golpe toda semana de forma impune, sem nenhuma reação governamental, que cai num republicanismo surreal. A única onda de enfrentamento a esta publicação de caráter fascista foi organizada pelos bravos camaradas da UJS (União da Juventude Socialista) e da juventude combativa do PC do B, que ocuparam a frente desta revista e fizeram um ato espetacular de combate a mídia golpista.
É preciso refletir, que imprensa queremos, naturalmente não queremos jornalistas com mordaças, mas não podemos aceitar, que em nome de uma democracia, figuras sinistras possam se utilizar dos meios de comunicação, escrevam e falem o que bem querem, e nada, mas nada mesmo é feito para barrar esta sanha golpista odiosa.
Assinar:
Postagens
(Atom)